Nome Científico: Simmondsia chinensis – Bruxaceae (Desodorized jojoba oil)
Parte extraída: Semente
Origem: Estados Unidos
Uso cosmético.
PROPRIEDADES
O óleo é obtido através da prensagem da semente de Simmondsia chinensis Schneider que tem como peculiaridade a produção de cera líquida natural.
O óleo de jojoba já era usado pelos astecas para o tratamento de feridas e como tônico digestivo e capilar. É uma alternativa para substituir o óleo de baleia por possuir as mesmas características deste óleo.
As sementes possuem 45 a 55% de esteres graxos insaturados de alto peso molecular (C20-22), com cadeia linear de ácidos e álcoois monoenóicos, sendo principalmente ácido eicosenóico (35%), eicosenol (22%) e decosenol (21%). Apresenta-se livre de triglicérides.
INDICAÇÕES
O óleo de jojoba tem ação emoliente, umectante, cicatrizante, queratoplástica, repositora da oleosidade natural da pele.
Doador de brilho aos cabelos, restaurador, estimulante do crescimento dos cabelos e indicado no tratamento de caspa. Diminui o excesso de oleosidade do couro cabeludo, agindo como regulador das secreções glandulares.
Excelente lubrificante e emoliente para peles secas, evita a evaporação da umidade da pele, previne o aparecimento de linhas finas e envelhecimento precoce. Indicado, também, no tratamento da acne, psoríase e queimaduras da pele.
O óleo de jojoba também é usado em sabonetes, cremes para o rosto e corpo, óleos de banho e batons. Podendo também ser incorporado em xampus e condicionadores para cabelos secos, cremes, loções cremosas, máscaras faciais, protetores solares, óleos de banho e massagem e outros produtos cosméticos.
ADVERTÊNCIAS
Não aplicar sobre a pele irritada. Evite contato com olhos. Uso externo.
ARMAZENAMENTO
Acondicionar em recipiente hermético, ao abrigo da umidade, do calor e da luz solar direta.
EMBALAGEM
30ml - vidro ambar com bulbo conta-gotas e tampa lacrada.
100ml, 500ml, 1 litro - plástico PET ambar (marrom escuro) com tampa rosca lacrada.